domingo, 26 de setembro de 2010

Mudança de Tempo, mudança de perspectiva...

Ontem estava a assistindo TV com minha mãe. Assim, para passar o tempo...

Em um dos canais passava "Antes do Amanhecer" (Before the sunrise de 1995). Deixei rodando e não pude evitar as lembranças que aquele filme evocavam. Eu tinha 14 anos quando o assisti pela primeira vez, e durante muito tempo (quase toda a adolescência) o filme se tornou minha referência em termos de romantismo.

Para quem não conhece, é a história de um casal que se conhece um trem para Viena. Ele a convence a saltar na cidade em vez de seguir viagem. Durante o dia e a noite eles
conversam sobre suas vidas, se apaixonam e... Bom não vou contar o final.

Quando "Antes do Por do Sol" (Berfe the sunset, 2004) foi lançado corri para ver. Ele se passa 9 anos depois com o mesmo casal, só que dessa vez em Paris.

Assisti o filme no cinema. Fiquei apaixonada!!! Saí da sala e corri para a locadora para rever o de 95.

Lá estava eu, com um dos filmes mais importantes da minha adolescência e... Tudo parecia tão cliché...

O fato é que eu tinha crescido e minha noção de amor não era mais tão inocente e idealizada. Nesses nove anos, os personagens também cresceram. E assim, o cinismo, o realismo e os problemas enfrentados por Celine e Jessie em 2004 faziam muito mais sentido para mim naquele momento.

Antes do Por Sol é mesmo uma pérola sobre o amor aos trinta anos. Mas para não dizer que eu me perdi completamente da garotinha que fui anos atrás, fica aí uma cena de Antes do Amanhecer, em que Jesse cita um poema sobre o tempo e o amor:





Traduzindo:

Jessie: "Anos correrão como coelhos".
Celine: O que?
Jessie: Nada... Eu tenho essa gravação de Dylan Thomas lendo um poema de WH Auden. Ele tem uma grande voz... É como... "Todos os relógios da cidade / Zumbem e badalam: /"Oh, não deixe que o tempo o engane, / Não conquistarás o Tempo. // Na dor e na inquietação / Lentamente a vida escapa, / E o tempo terá sua recompensa / a-gora ou a-manhã" Algo assim
.

O Poema "As I walked out on evening" na integra você acha aqui.

Um comentário:

  1. A essa altura, imagino que tenhas visto também o terceiro da trilogia, o Antes da meia-noite, não? O que achaste?

    ResponderExcluir